FOTOS DO RODEIO DA LAPA DIA 03,04 E 05 DE JULHO.

ATENÇÃO NÃO DEIXE DE LER A OPINIÃO DE VARIAS PESSOAS QUANTO OS RODEIOS DE HOJE!

E DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO!

A GARANTIA DE UM FUTURO QUE RESPEITA AS NOSSAS TRADIÇÕES.

PIAZINHOS DISPUTAM O LAÇO NA VAQUINHA PARADA,

EM UM RODEIO CRIOULO, TANTO NA INVERNADA ARTÍSTICA COMO NA INVERNADA CAMPEIRA, AS PROVAS SÃO DISPUTADAS INDIVIDUALMENTE OU EM CONJUNTO, DESDE O PIAZINHO ATÉ O VETERANO, INCLUSIVE COM AS PRENDAS E PRENDINHAS. UMA FAMÍLIA INTEIRA PODE PARTICIPAR EM UM RODEIO, POR EXEMPLO, DE ACORDO COM SUA IDADE OU APTIDÃO.

ULTIMAMENTE, TEMOS TIDO A GRATA SATISFAÇÃO DE OBSERVAR COMO CRESCERAM AS DISPUTAS ENTRE PIAZINHOS, PIAZITOS E PRENDINHAS. COMEÇAM DESDE CEDO A APRENDER, NÃO SÓ NAS PROVAS DE RODEIO, MAS COM OS COSTUMES E A TRADIÇÃO HERDADOS DE NOSSOS ANTEPASSADOS, QUE COM CERTEZA LEVARÃO PARA AS PRÓXIMAS GERAÇÕES.

LEMBRANDO QUE A MODALIDADE DA VACA PARADA ESTEVE EM DESTAQUE NO ANO DE 2008, REPRESENTANDO A 1ª RT NO PARANÁ, ENTRE OS MELHORES NO BRASILEIRÃO NA CIDADE DE ARARANGUÁ NO ESTADO DE SANTA CATARINA.

AGORA EU ME PERGUNTO?

PORQUE ESSAS CRIANÇAS NÃO SÃO RECONHECIDAS NA MANEIRA QUE MERECEM, FICAM ESCONDIDAS DE BAIXO DE LONAS OU BARRACÕES SEM ESTRUTURA! COMO ÁGUA, BANHEIROS, SOM PARA O NARRADOR MUITAS VEZES SEI UM BRINDE MERECIDO, É FEITO UMA BRIGA PARA DAR UM PEDAÇO DE MADEIRA COM CUJO NOME DE TROFÉU, ENQUANTO O QUE CHAMAMOS DE RODEIO ESTA VIRANDO SOMENTE EM VACA GORDA.

ESTAMOS COM CARECIA! NAS PROVAS

VACA PARADA

PROVA DE REDIA

PROVA DO CHASQUE

PROVA DE LAÇO

GENETIADA

ARTÍSTICA

ETC.

RECONHECIMENTO ÀS PESSOAS QUE APÓIAM UM RODEIO NÃO TEMOS NENHUMA!

HOJE OS RODEIOS VIRÃO EM VACA GORDA E COM MONTARIA NORTE AMERICANA COM O VALOR DE UMA FICHAS DE R$ 50,00 A R$ 100,00 VISADO PARA RECADAÇÃO DE DINHEIRO E NÃO UM RODEIO AONDE SE PODE PASSAR UM FIM DE SEMANA COM SUA FAMILIA PARTICIPANDO DE VARIAS PROVAS! AGORA LÊ PERGUNTO NOVAMENTE ESSES RODEIOS É PRA TODOS PARTICIPAREM?

DOU UMA DICA NÃO FAÇA MAIS RODEIO E SIM VACA GORDA!

GRATO A 1° E 6º REGIÃO.

ATT:

CONHAQUE.

no images were found

.

Parque e Acampamentos.

no images were found

http://www.chasquedoconhaque.com.br/chasque/wp-content/uploads/2014/12/00.jpg

8 comments

  1. Nilton Slobodzian /

    É isto aí Conhaque, concordo contigo(comentário sobre rodeios, inclusive Vaquinha Parada)!!! Observei esta situação em Catanduvas em dezembro, último passado, quando eu mesmo fui até uma barraquinha comprar uma água fresca, pra atender os gurizinhos, pois os pobrezinhos estavam “suando em bicas” dentro de um barracão. Sabemos que é quente em Catanduvas, e mais ainda naquela época do ano, sabendo disto creio que esta circunstancia deveria ter sido observada antes pela comissão organizadora. Um grande erro é não dar destaque à “Vaquinha de Madeira”. Muitas pessoas que visitam os nossos Rodeios não sabem da existência da “Vaquinha Parada”, nem qual é a finalidade, e eu creio que qualquer visitante que assista os guris laçando, vai ver ali uma grande “ATRAÇÃO CAMPEIRA”, pois se pra nós, que somos campeiros, que estamos acostumados é sempre uma atração, imagina só, para os que não fazem parte do movimento tradicionalista, e que assistirão pela primeira vez. Devemos sim cuidar dos piazitos, e procurar fazer os nossos rodeios cada vez mais “TRADICIONALISTAS”, não podemos ser retrógrados nos pensamentos, no que tange a tecnologia e costumes modernos, no entanto e necessário salientar que somos o Movimento TRADICIONALISTA do Paraná, e uma das nossas características é transformar os nossos acampamentos de rodeio numa GRANDE FAMÍLIA, por isso devemos repensar a forma de organizar e promover uma FESTA CAMPEIRA que é o RODEIO CRIOULO e não um RODEO.
    Nilton Slobodzian, (Gauchão Payador)

  2. Sandro Andre Reghelin /

    Senhores vendo seu comentários sou obrigado a dar todo meu apoio, hoje nosso rodeios estão deixando de lado as nossas tradições e se preocupando com os “cifrões” do fim da festa que irão para o bolso dos promotores, claro ninguem quer levar prejuizo e não e isso que queremos, mas o que aconteceu com aquele rodeio de 10 anos atrás que iamos para jogar nossas 5 cordas, hoje com as vacas gordas na maioria e 4 cordas e olha lá, iamos ver uma prova de rédea, o chasque, corrida do couro etc…,
    Hoje vamos para ver uma disputa de vaca gorda que acaba com as condições do gado e quando vamos laçar o mesmo esta entregue, ao invés de tentar trazer um cantor nativista ou algo que lembre nossa tadição, se traz uma arena com touros para montaria do “cowboys”. Senhores, senhoras e todos que acessam essa pagina vamos deixar de lado os “cifrões” e pensar um pouco mais em nossas tradições, E TENHO DITO!

  3. Joelmir Fuckner /

    Não é fácil viver nesse mundo de mesquinharias por dinheiro, refiro-me nos lucros que muitas pessoas levam com as “vacas gordas” dos rodeios. Pois onde foi aquele encontro de famílias, gaiteiros, laçadores e amigos(rodeio de 10 anos como se referiu o amigo). Hoje infelizmente notamos nas próprias barracas, onde ouvimoos as mães e pais “vai lá filho detona com aqueles piás no laço…..Na verdade pra voltar no antigo, que era bom pra todos, temos que começar de casa, pois jamais um amigo do laço pode ser “detonado ou massacrado no laço”. Temos muitas regras na vestimenta e encilha e não no caráter de muitos que se dizem campeiros, laçadores e próprios organizadores de “vacas gordas”…deixo aqui meu abraço a todos os verdadeiros campeiros e laçadores……

  4. Parabens CONHAQUE pelo comentario,concordo plenamente
    pois é uma brincadeira o que fazem com a piazadinha,até mais um abração parceiro……..

  5. e as fotos do rodeio do porto amazonas tem mais algumas? 0brigado

  6. Valdomiro Costa Rayzer Junior /

    Buenas senhores, li todos os comentarios e concordo com todos vocês, hoje o rodeio esta perdendo o seu brilhantismo de antigamente, assim como o Nilton falou da vaca parada e nossos gurizinhos, tem todo o meu apoio, e nós que somos campeiros do laço, bem sabemos que é na vaquinha de madeira que firmamos o nosso braço para emcima de um cavalo fazer uma armada certeira, outra coisa que vemos muito que esta se desviando do tradicionalismo é o uso da bombachita, que é praticamente uma calça normal, ( porque não usamos calça normal então não é ?… ) CADE a bombacha larga verdadeira que é do nativismo gaúcho, outro ponto muito importante, é a permição da entrada e acampamento de pessoas que só vão acampar pra encher a cara e ligar o som alto no batidão ( ou seja musicas que não tem nada a ver com o tradicionalismo gaúcho), e o mais grave é que ficam até o amanhecer de baderna e encomodam as famílias campeiras que dão o lucro pro rodeio e ali estão depois do cansaço do dia para repousar e levantar cedo no outro dia para a continuação do rodeio. Ainda bem que já não permitem mais o chapéu cowboy, que vergonha, imaginem oque estava virando?…Abraço a todos os amigos Nilton, Sandro, Joelmir e Emerson da tradição Gaúcha de verdade e Preceito não vamos deixar acabar virar simplesmente uma festa de fim de semana, pois a gurizada de hoje, que colocamos na festa campeira, também estamos salvando-os do mundo das drogas e tudo o que vemos que não presta desse mundo injusto, …..valeu amigos.

  7. Valdomiro Costa Rayzer Junior /

    Ha…. Abraço a todos do meu querido CTG Querência Frontinense de Paulo frontin e a toda 6° Região tradicionalista.

  8. conncordo com o que eo tenho lido sobre rodeio a cabose o tempo que agente ia para um rodeio bem tradionalista onde tinha pega do garote cura do terneiro a berincadeira do couro boms tempo que se foi sempre respeitei o trage gaucho mas oge esta tudo liberado veijam voses mesmo bombachas que tem de engrachar par poder vestir os que dizem que saõ gaucho uzam lencinho que quaze naõ abraca o pescosço lindo naõ e the abraço desse gauderio

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>