COSTELA FOGO DE CHÃO

Vamos começar?

Há várias formas de se preparar uma boa costela. Tu podes fazê-la em uma churrasqueira, enrolando a costela em papel (alumínio ou celofane) e “encostando” a dita cuja na brasa – tá certo, que tu deverias ser preso por isso -, ou sem papel, deixando a costela longe do fogo, com a parte dos ossos virada para baixo a maior parte do tempo.
Porém, não há dúvida de que a costela ficará muito mais saborosa e com uma consistência muito melhor se assada ao fogo de chão. E não é só o sabor! Todo o clima que envolve fazer a costela faz parte: ficar cuidando do fogo, proseando com os amigos, bebendo um mate, uma “caña” ou uma cerveja bem gelada são sensações e oportunidades proporcionadas ao preparar uma bela costela assada ao fogo de chão.

Finalmente, segue abaixo algumas dicas que aprendi “na raça”, metendo a cara. Não posso dizer que “errando e acertando”, pois modestamente, ainda não consegui errar uma costela fogo de chão. Talvez por não ter segredos! O maior segredo, talvez seja a paixão por cultivar esta tradição.

Bueno, vamos lá!

Quantidade de pessoas x kilos de costela

Antes de saber como preparar a costela, tem que saber o quanto comprar.
Em primeiro lugar, o ideal não é preparar uma costela tão pequena. Acho que digo isso, por vários motivos já citados anteriormente, ou seja, costela grande… precisa de mais gente para degustá-la… conseqüentemente, mais amigos!
O ideal vem a ser uma costela de 10 a 15 kilos. Uma dica para saber o quanto de costela vai para uma quantidade “x” de pessoas, é calcular 700 gramas por pessoa. Se tu fores fazer só a costela, sem muito acompanhamento, só com um pãozinho e farinha, pode até calcular 800 gramas por pessoa.
Se sobrar? Leva pra casa e faz um baita dum carreteiro, tchê!
Perde-se da costela, cerca de 70% do seu peso original pois, além de o próprio assado diminuí-la, tem bastante gordura e osso.

costelada

O que tu vais precisar…

Para 1 (uma) costela:

- A costela!
- 1 a 2 pacotes de sal grosso (pode ser temperado, sempre uso este)
- 1 litro de cachaça (se quiser beber a cachaça, então compra 2 litros)

Opcional (mas que ajuda muito!)

- 2 sacos de carvão (5 a 7kg cada)
- 2 a 3 litros de álcool combustível (mas cuidado hein, xiru!)
* Este “opcional” é para o que eu chamo de ignição. Não é relativamente fácil colocar fogo em lenha grossa em pouco tempo.

Opcional (mas que ajuda muito!)

- 2 sacos de carvão (5 a 7kg cada)
- 2 a 3 litros de álcool combustível (mas cuidado hein, xiru!)
* Este “opcional” é para o que eu chamo de ignição. Não é relativamente fácil colocar fogo em lenha grossa em pouco tempo

- 1 ESPETO PARA COSTELA FOGO DE CHÃO.

Para ter mais ou menos idéia de como o espeto “articula”, veja a imagem abaixo:

ESPETO 1

- Lenha…. MUITA LENHA!!!

http://www.chasquedoconhaque.com.br/chasque/wp-content/uploads/2014/12/00.jpg

47 comments

  1. MANOEL VIGNEAUX /

    Algumas perguntas:
    - Qual a quantidade de lenha
    - Qual é o tempo de assar as costelas
    - O osso fica para baixo ou a ponta da agulha, qual fica melhor
    - Qual a distância do fogo da carne
    - No texto vc só vala de carvão, será que não vou gastar mito só usando carvão, como vai assar na parte de cima das costelas.
    - Se au for usar lenha, qual é a mais indicada, mato ou eucalipto

  2. Carlos Alberto Valente /

    Boa Tarde, tive o prazer de ir a um almoço neste final de semana, e comi a famosa costela feita no fogo de chão (uma delicia), perguntei para os churrasqueiros como-se preparava antes de ir ao fogo, mas não tive sucesso referente ao tempero e preparo.
    Uns pede para deixar em banho maria durante 24 Hs com sal e alho, outros falam que é só passar sal e levar ao fogo.
    Gostaria de saber se possível o jeito mais ideal para se fazer, e se deixa com a ponta de agulha para que lado.
    Obrigado até o momento.

  3. meus amigos eu fiz uma costela no chao nesse sabado e ficou assim divino uma coisa de loco muito macia e saborosa e olha que foi a minha primeira vez.eu nem sei se vou fazer costela de outro ADOREI.obrigado

  4. Boa noite a tdos

    agradeço pelas informaços

    so tenho uma duvida,se tem que furar a costela na hra de temperala

    obrigado pela atençao

  5. MARCELO DO RABO /

    MEU AMIGO TIBÚRCIO MAIS CONHECIDO COMO CHAMACO
    A COSTELA TU PODE FURAR A HORA QUE TU QUISER SÓ CUIDADO PARA NÃO FURAR NO CORPO DA VACA QUE AI TU VAI LEVAR XIFRADA…

  6. muito bom concordo

  7. Antonio Marcos /

    Uma dúvida,
    Como deve ser administrado o fogo. Ele deve ser colocado em volta de toda a costela?

    Atenciosamente.

    Marcos

  8. Julio Ignacio /

    Gostaria de comprar um espeto deste de fazer costela no chão, pois aqui na minha cidade não encontro para comprar.

  9. Rogério Gomes de Abreu /

    Bah! Fiz exatamente da forma indicada e ficou espetacular tchê! Saltando osso. Parabéns para a equipe Chasque do Conhaque! Foi tudo muito útil e a didática perfeita tchê!!

    Rogério Gomes de Abreu

  10. PRA FAZER UM ESPETO DE CHÃO E FACIL É SO PEGA AREIA E TERRA E PRONTO ESTA FEITO O ESPETO DE CHÃO.ASS:MARCELO DO RABO

  11. lorivald Reinicke /

    gostaria de um dia degustar uma costela fogo de chão….

  12. Roberto /

    Colegas, fiz várias costelas de fogo de chão. Tenho até um espeto em inox para facilitar a limpeza. Em nossa associação construimos um galpão crioulo com boraio, forno, churrasqueira e um espaço próximo de 6x6m com cobertura para assar costelões. Nossa próxima meta é assar leitão e cordeiro inteiros em fogo de chão. O processo é quase o mesmo do costelão.

  13. ANDREI MAXIMINO ALGERI /

    BUENAS GAUCHADA, ACABO DE DESCOBRIR O CHASQUE DO CONHAQUE, JÁ TO ESCUTANDO A RÁDIO. PARABÉNS PELA ORGANIZAÇÃO. APROVEITANDO A OPORTUNIDADE GOSTARIA QUE ME ENVIASSEM SE POSSÍVEL MODELOS DE CHURRASQUEIRAS PARA ASSAR COSTELÃO. NO MAIS DESDE JÁ AGRADEÇO. ATÉ MAIS.

  14. manoel santos da luz /

    sou do paraná gostei muito das dicas de com preparar a costela ao fogo chão ja comi la em pitangas e gostei muito vou tentar fazer espero que de certo.

  15. Manuel Torres /

    Gostaria muito de saber para que é a cachaça que tú pedes para fazer a costela e em que momento ela é usada e como deve ser usada.Ou a cachaça é só para ajudar a passar o tempo enquanto a costela vai assando.

  16. Manuel Torres /

    Gostaria muito de saber para que é a cachaça que tú pedes para fazer a costela e em que momento ela é usada e como deve ser usada.Ou a cachaça é só para ajudar a passar o tempo enquanto a costela vai assando?

  17. gauderio dos pampas /

    buenas gauchada so pra avisar comprem dois litro de cachacha porque 1 apenas nao da na hora de tempera a baita ja tinhamos tomado quase tod o litro

  18. Wilson Rodrigues /

    Valeu pelo tutorial, bem didático e um ótimo humor.
    Aquele abraço quebra-costela pra ti.

  19. fazemos costela na festa das nações aqui em piracicaba-sp. começamos em 2000 com algumas dificuldades, mas aos poucos pegamos o jeitão do fogo de chão. nossa barraca é a brasil-sul que ajuda crianças com sidrome de dawn. fazemos com muito prazer e alegria. em maio assamos 1500kg de costela e 300kg de porco. para a próxima festa estamos planejando de espetar a costelaiada sem sal, porque a festança cresceu demais…..tchê nós vamos contratar um avião agrícola para dar umas rasantes sobre as bitelas e vai jogando sal …… vai ser uma baaarbaridade!!!!! vai ser a farra da costela . é tudo brincadeira são coisas que ouvi ao pé do fogo de chão. a festa é em maio convidamos a todos . um forte abraço.

  20. tentei enviar um comentário não sei se chegou para os amigos da costela. manda noticias um abraço.

  21. ozires soares filho /

    gostaria de maiores detalhes ,por exemplo o chão como mfunciona,como deve ser. abraços e obrigado.

  22. joao peretti /

    muito obrigado pelas dicas, pois fui convidado pelo Tiro de Guerra do Município ondo moro para assar constelão no chão e as dicas vão me ajudar em muito.

    muito obrigado.

    Peretti – Assis Chateaubriand/PR

  23. Gostaria de saber se a costela é assada com ou sem o matambre?
    Voce já tentou assar por cerca de 5 horas só no lado do osso e depois virar e assar o outro lado por mais umas 2-3 horas, ao invés de colocar fogo nos dois lados?

    Obrigado!

  24. ESSE GAUCHO AI NÃO ENTENDE NADA DE COSTELA
    SÓ FALOU MERDA AI QUE TUDO MUNDA JA SABE
    NÃO PRECISA SER GAUCHO PARA FAZER UMA BOA COSTELA
    GAUCHO É TUDO BOYOLA SÓ BEBE AQUELA PORRA QUENTE QUE É O CHIMARRÃO E USA BOMBACHA, CHURRASCO BOM É DO PARANÁ E MATO GROSSO.

    TOMA NO CU SEUS GAUCHO BOYOLA…

  25. robson miranda de santana /

    SOU CAPIXABA VEJO TODOS OS VIDEOS NO YOUTUBE E VOU TENTAR FAZER UMA COSTELA DESSAS AQUI EM CASA PEÇO ALGUMAS DICAS SE ALGUEM PUDER MI ENVIAR AGRADEÇO

  26. Claudemir para Augusto /

    qdo merda vc falou em Augusto sou Paranaense moro em Toledo e meus pais são Gauchos … vc nunca deve ter comido um churrasco no sul e fica falando merda….. Churrasco é um culinaria gaúcha e conhecido no mundo inteiro… não ofenda ninguem ninguem te ofendeu não tenha ciumes….

  27. Luiz Cesar Branco /

    Buenas Tche, antes de qualquer assunto, sou gaúcho mesmo não nascendo no Rio Grande, pois o ser gaúcho independe de limites e fronteiras. Pobre os que ainda se apegam a gentílico, pois estes desconhecem o verdadeiro sentido desta palavra.

    Quanto a Costela no fogo de chão…

    Antes de tudo. O simples fato de fazer uma costela desta forma já é uma experiência tamanha e um orgulho bagual pra qualquer um que aprecie esta cultura magnífica. O “ritual” de preparar a lenha, a carne, o espaço para assar o cuidado com o fogo e com a carne, o mate, os amigos… tche, ai já começa a recompensa do teu trabalho.

    A costela…

    Compre uma costela inteira que pesa em media 15 a 18 kls. Ao chegar em casa passe um esguicho de água tirando o excesso de sebo, este esguicho também serve para preparar a costela para receber o sal. Alias, churrasco gaúcho não se tempera tche, usa-se somente sal grosso, e puro! Coloque-a no espeto, se tiver o espeto apropriado Ótimo, se não tiver não deixe de fazer a costela por isto. Pode usar espetos de madeira, cortando-os no mato, ou se não utilize espetos comuns, mas neste caso é bom amarrar as costelas com arame para não escorregar. O mataime “matambre” não deve ser removido. O espeto será colocado na costela de forma que os ossos fiquem na horizontal .

    Após a costela “lavada” e espetada aplique o sal, mas com vontade, deixe grosso de sal, de ambos os lados. Como a costela estava molhada, vai garantir que o sal não vai sair todo da costela, neste procedimento vais gastar 2 pacotes de 1 kl de sal, obviamente que um tanto do sal vai cair. Não há necessidade de furar, mas se preferir pode fazer. Agora o procedimento do Fogo!

    Com todo Respeito, mas ao direito que me é reservado! Discordo do texto a cima, principalmente no quesito “opcional”.

    Fazer uma costela no fogo de chão é reescrever a historia, sendo assim, devemos procurar fazer da forma mais tradicional possível. Usar carvão ou opcionais é tirar a “xucreza” desta feita.

    Antes de fazer a costela reserve um tempo só pra isto, não queria acelerar o fogo com carvão ou com maçarico, pois ai tira todo prazer de fazer uma costela de procedência.

    Eu, gosto de abusar do tempo, 12 / 15 horas de fogo, isto é um particularidade minha, não que necessite de todo este tempo, mas penso que quanto mais tempo, melhor ela pode ficar. E engana-se quem pensa que ela vai ficar seca, pois a costela tem bastante gordura, o que se tem que cuidar é a distancia do fogo.

    Mas com 6 a 8 horas de fogo se consegue um bom resultado também.

    Escolha a madeira, de preferência com bom cerne, caso não saiba qual usar, use eucalipto. toras rachadas ao meio, ou se for um cerno fino, coloque-as inteiras mesmo. (uso toras de uns 30 cm de cumprimento e dependendo da grossura, rachadas ao meio) usei metade de lenha de uma carroça pequena para 15 horas e fogo.

    Faça um circulo, deixando um espaço para entrar para colocar a costela. Coloque fogo, usando lenhas mais finas. Eu uso sapé que é a grimpa do pinheiro, perto de casa tem bastante, mas se você não tiver improvise mesmo com lenha bem fina. Somente apos a lenha acesa, coloque a costela, pois assim evita que a fumaça do inicio do fogo pegue na costela. Mantenho uma distancia media de 80 Cm o fogo da carne, com uma enxada, vai controlando, calor mais próximo da costela, ou calor mais longe da costela, mas a media é 80 cm. A costela diminui bastante, não se assuste, é normal. No chão, vais ver uma grande quantidade de gordura que também é normal. Não há necessidade de fazer buraco no chão, use o chão plano mesmo.

    Faça e não te arrependeras, vais querer fazer sempre, pois vais se sentir muito recompensado e teus convidados certamente vão aprovar.

    Espero poder ter ajudado, certamente pode haver gaúchos que procedem diferente, mas lhes garanto que o resultado final neste procedimento é ótimo.

    Gracias

    Luiz Cesar Branco, paranaense de alma e coração gaucho.

    Obs: O espeto especifico pra costela no Fogo de chão pode variar entre R$ 150,00 a R$ 300,00 reais e pode ser encontrado em casas de apetrechos gaúchos ou selarias. Se mandar fabricar pode ficar bem mais barato.

  28. Erb Kenji Toyonaga /

    Buenas Gaúchada, a tempo venho pesquisando essa costela FOGO DE CHÃO e pesquisando aqui no japão tmb aonde encontrar carne pra esse tipo de churrasco.
    Pois bém, achei a carne, nw é bem a que eu queria, mais vai quebrar um galhão rs…..
    Pelo que sei até hj nw vi relatos de COSTELA FOGO DE CHÃO aqui no japão, entaw acho que serei pioneiro.
    espero em breve estar postando aqui o resultado da costelada pros amigos aqui.
    Abraço…

  29. Gostaria de saber onde comprar espetos para costela de chão aqui em
    Curitiba Pr.
    Obrigado

  30. Eduardo Kessler /

    Olá! muuuuuuuiiiiiiiiiiiiito agradecido pelas dicas de como fazer uma bela costela de fogo de chão!!! pois fiz , e na primeira vez estava tão boa que até saia do espeto sozinha! tudo de bom para vocês!
    um abraço!!!

  31. Me diga uma coisa… Penso em fazer uma pequena estrutura para Costela na minha casa no quintal seria um buraco no chão concretado de aproximadamente 1,10mx0,45mx0,50m como se fosse um tanque onde eu colocaria a costela no chão e fogo dos lagos dela… Que dica tu me da pra isso? gostaria também de fazer um toldo sobre ela para impedir que a chuva estrague, mas de qualquer forma alguns respingos sempre vão cair nela… por favor dicas…

  32. em breve mandarei umas fotos de um costelão aguardem

  33. Boa tarde!
    Estou precisando contratar um Churrasqueiro daqueles bom, que entende de carnes, cortes, preparo e tempero, asar, diferentes especies, tais como: carne de gado, porco, ovelha, cabrito, aves, etc.
    E pra trabalhar no Paraguai, churrascaria a estreiar!
    Tem que entender do asunto, pois queremos fazer a diferença na regiao, servir carne macia, suculenta, saboroza, etc!
    Interesados enviar e-mail para “jairomartineli@hotmail.com” e deixar datos, referencia e telefones para contacto!

    Abraço!

  34. Boa noite
    Para quem quiser comprar espetos p/ costela fogo de chão
    , eu vendo. Sou de Curitiba
    Fone 41 9964 5912

    O preço para cada espeto é de 160,00
    Me ligue que evio fotos

  35. denilson M klein (krasty) /

    Pode crer gauderio vou assar uma amanha vou começar ao meio dia p DESMANChAR ela as 9;00 mas qe tal ein!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  36. Eurico Teixeira Borges /

    mas bá guri queria saber tchê quantos metros de lenha vou precisa para assar 300k de costela em um evento que vamos fazer em nossa comunidade no próximo dia 18 de dezembro e qual a porcentagem que diminui o peso da costela crua para costela assada .

  37. Tudo depende de quem vai fazer!
    Quanto tempo de fogo! E se o boi é velho ou novo!
    Mas em media para três a quatro costelas dois metros de lenha boa!

  38. OLA,tudo muito bom esse saite.gostei muito da dica pois sou um amante do churasco,e resolvi fazer pela primeira vez uma costela de chão muito agradecido pela a dica!quanto tempo demora em media uma costela de 12quilos,ha meu açogueiro disse que tem que deixar a parte da fraldinha junto da costela pode ser assim ou não? muito obrigado.

  39. ficou otimo so que gastei 4 lts de cachaça. r

  40. Gilberto Guilherme /

    Fiz esta costela e os meus irmãos adoramos,os vizinho e pessoas que passavam pela rua ficaram doidos por ver o jeito de se fazer um belo churrasco,não deu para quem quiz.Gilberto de Araçariguama.

  41. Gil Inacio /

    Moçada,no dia 14 de abril (sabado passe) Fizemos o aniverssario de Elo minha filha,a costela de chão foi a atração,ficou Otima,juntamente com a costela de bafo.Vou fazer novamente para os amigos Portuga(Luís de Sol )e Valtão de Bi.Costela no Churrasco,Adóóóóóro.

  42. MAIS NOVA MANEIRA DE ASSAR COSTELA FOGO DE CHÃO, RAPIDA, SEM SUJEIRA, E PORTÁTIL.
    COM A NOSSA COSTELEIRA VOCE PODE ASSAR DUAS PEÇAS DE COSTELA EM APROXIMADAMENTE TRES HORAS E MEIA, TOTALMENTE PORTÁTIL, DESMONTÁVEL , TINTA DE ALTA TEMPERATURA, TESTADA EM SOFTWARE DE ENGENHARIA EM QUESSTÃO DE FLAMBAGEM TÉRMICA (ENTORTAR AS CHAPAS COM O CALOR)…
    APROVEITE

  43. Boa noite.

    Preciso saber quantas costelas vão para 50pessoas, costela e Pao!!!

    Vou fazer meu aniversario em Junho e gostaria de saber se vai de 800grs a 1 kilo por pessoa???

    Qual o preço de uma peça em até 10kilos???

    Quanto se perde entre o osso e a gordura???

    Grato

  44. Sou Catarinense e já fui em vários eventos onde foi servido costela fogo de chão….algumas ficou boa, outras nem tanto.
    achei bem bacana as dicas acima, vou ajeitar um local e testar os conselhos e ver como vai ficar.

    Sds.

  45. Alan Silveira /

    Muito bem, sou de Santana do Livramento e tenho pra dizer pra voces que começo o fogo com garrafa pet pra quem mora em apartamento coloco um saco de carvão afirmando a garrafa para não cair depois é só tirar a garrafa e colocar jornal picado e largar um fosforo aceso é claro, e, vai preparar a brincadeira de fazer churrasco. Espeta toda a carne e solta sal grosso sem esfregar dai vai la controla o fogo isso vai mais ou menos uns 5 minutos coloca a carne com os osso pra baixo e vai tomar teu chimarrão, se levantar a lavaredo não joga agua ou areia simplesmente vira o espeto. com fogo de chão, vaz a vala coloca a lenha em gravetos e mete fogo depois é só largar as lenhas maiores e adequar os espetos a quantidade de fogo.
    Vai lá minha gente. coloca tres picanhas inteiras num espeto salga com bastante sal grosso, e no fogo de chão vai fazer picanha bem passada, no ponto e mal passada. qualquer coisa me escrevam, que eu ensino mais.
    Tem o churrasco feito com salmora e pimenta, no fogo de chão com fogo afastado do churrasco e quando estiver fazendo brasa vai puxando ela conforme a precisão, grande abraço.

  46. João Möller /

    Fiz a minha primeira costela ontem (25/08/12) , seguindo as dicas para o tempero (sal e cachaça ) ficou muito bom , obrigado !!!!!

  47. Foi de muita importancia para mim essas dicas… Logo logo irei fazer uma Costela Fogo de chão…
    Valeu Luiz Cezar Branco!!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>