Gineteada

Conceito: a gineteada consiste em parar no lombo, montar em cavalo mau domado ou ainda não domesticado (xucro); incentivar o animal para corcovear; sustentar-se somente no tento e crina isso se a montaria for em crina enquanto o animal corcoveia; dar pinotes (a cavalgadura).

A gineteada é um esporte o qual existe à muito tempo.

Dentro de várias modalidades a mesma engloba alguma exigências variadas entre o ginete e o cavalo.

A gineteada é apenas uma demonstração da rude lida da doma gaúcha e da habilidade do peão campeiro (ginete).

Nos Rodeios Crioulos do Rio Grande do Sul/Uruguai/Argentina não se gineteia em touros, somente em Cavalos, pois o gaúcho campeiro/ o ginete o qual se faz presente em RODEIOS CRIOULOS, usam as competições como sendo representativas do modo de vida de nossos antepassados, por isso o nome “rodeio crioulo” (produzido pelo tradicionalismo gaúcho), por fim, a coragem, altivez e destemor do ginete gaúcho sul rio grandense que sempre demonstrou (e ainda demonstra) foi na doma de potros xucros, de cavalos,’ como uma mostra daquelas tradicionais lidas campeiras de seus
conterrâneos do interior.

” É fácil a missão de comandar homens livres: basta mostrar-lhes o caminho do dever”

Colaboração: Thaís Araújo.

Aporreado Conhaque:

conhaque

Aporreado Conhaque: animal xucro de berço, mal domado, aquele o qual não se deixa domar.

Usado em rodeios crioulos, nas provas de gineteada, o Aporreado Conhaque conhecido por sua bravura, atualmente pertence à uma Tropilha [Tropilha da Fazenda da Floresta] situada em São Gabriel no Rio Grande do Sul. Conhaque tem sido a grande atração das provas de gineteadas de Rodeios Crioulos, Festas Campeiras e Encontros de Ginetes.

Esse aporreado Conhaque não é história nem lenda Vive coiceando perdiz lá nos campos da fazenda Não dá pra recorrer campo nem trazer canha da venda E o peão que nele monta do corpo faz a encomenda Lá na tropilha Floresta o Conhaque é respeitado Desafia os brasileiros e os paisanos do outro lado Em toda festa campeira o Conhaque é convidado E cartaz de Vacaria e até de outros estados O Conhaque foi nascido numa noite de tormenta Se perdeu da égua velha se criou só a placenta Palanque que não é forte esse aporreado arrebenta Larga fogo pelas patas e fumaça pelas ventas. Quando larga do palanque abre buraco no chão Se pega louco na volta com fúria de um furacão Dança tango em duas patas acena o povo com as mãos

Pesquisa: Thaís: Colaboradora do Projeto, ( Conhaque )
Conhaque: Fundador do projeto, Coordenador.
fonteComunidade: Aporreado Conhaque!

Um cavalo do Rio Grande!

Aporreado é o cavalo mal domado ou que não se deixa domar. Nas gineteadas gaúchas são usados amimais xucros como o afamado Aporreado Conhaque, pertencente, hoje, à Tropilha da Fazenda da Floresta, de São Gabriel-RS. Conhecido em toda a região Sul, Conhaque tem sido a grande atração das provas de gineteadas de Rodeios Crioulos, Festas Campeiras e Encontros de Ginetes. Como ele, os cavalos gaúchos continuam se portando como sempre o fizeram no passado: alguns mais xucros, outros menos caborteiros. Contudo, o mesmo não pode ser dito das indumentárias e dos estilos empregados pelos atuais ginetes brasileiros. Sabe-se que tradição é essencialmente continuidade, preservação. E a gineteada, além do seu caráter festivo, desafiador, é um evento campeiro que deve representar a antiga e tradicional arte de domar dos gaúchos campeiros sul-brasileiros, com mostra das suas reconhecidas habilidades no lombo de animais xucros. Ao contrário de hoje, com exceção da região limítrofe da Fronteira, os campeiros sul-rio-grandenses nunca utilizaram artefatos platinos para realizarem as suas árduas tarefas de amansar baguais. Mas hoje, por uma simples constatação visual, pode-se afirmar que os “gauchos” platinos continuam tipicamente “gauchos”, enquanto os gaúchos brasileiros estão cada vez mais perdendo a sua identidade ao absorverem usos e costumes de regiões que não são as suas e deixarem de preservar a tradição regional, terrúnea, vivenciada e construída por tantos qüeras e tauras: os antepassados do Povo Gaúcho do Sul do Brasil. Resta-nos, ainda, como o centro das atenções nas gineteadas brasileiras, cavalos aporreados como o Conhaque. Pelo menos continuamos a ter nos ambientes “tradicionalistas” a fibra e a raça do cavalo do Rio Grande – exaustivamente provadas na História Bélica Brasileira. Estas são características que continuam, por enquanto, sendo muito bem representadas por aporreados como esse Conhaque da Tropilha da Floresta. Os cavalos do Rio Grande continuam cumprindo bem as suas missões de divulgar e honrar a sua Terra e as autênticas Tradições Campeiras dos Gaúchos Brasileiros!

Pesquisa: Conhaque: Fundador do Projeto, Coordenador.
Fonte: site bombacha larga

Abaixo alguns ginetes do Paraná

05-fadigaFadiga

06-ginaGuina

08-gustavoGustavo Basto

09-foto1

Vídeos de Gineteadas:

http://www.chasquedoconhaque.com.br/chasque/wp-content/uploads/2014/12/00.jpg

40 comments

  1. marcos francisco gularte /

    como eu faso para conseguir revistas de gineteadas.

  2. esqueceram d falar da gineteada de Santa Catarina, q é terra d mto homem ginete também, q vem trazendo mtos prêmios d rodeios dos gaúchos….Santa catarina tem um gde valor na gineteada, tm mta história d gdes ginetes catarinenses…
    obrigado

  3. gosto muito de ver esses ginetes muito legal mesmo

  4. ROGERIO DA CUNHA LOPES /

    Buenas Gauchada !!! Venho convidar á todos para o 10° RODEIO INTERNACIONAL DE HERVAL, nos dias 10 a 17 de janeiro de 2010, uma grande festa e muita gineteada na arena de rodeios, comunico tambem que os prêmios serão ; GINETEADA EM CAVALO . 01 carro ok. GINETEADA EM BOVINO , 01 moto ok. LAÇO INDIVIDUAL , 01 moto ok. O CTG MINUANO ESPERA POR VOCÊS, E ATÉ BREVE TCHÊ !!!!!!!

  5. Ginetiada é uma arte que vem do homem do campo .que gosta de desafiar os limites do cavalo e do ser que se arrasta corcoviando na terra de deus. E já fui um Homem do campo que sedo eu lidava com os animais dos tava de ouvir o ronco co matungo e as vezes berando por causa das esporas

  6. marcelo mayer /

    gineteada naum e brincadeira
    e coisa pra quem sab
    naum e frescura e um dom
    naum adianta te coragem sendo q falta experiencia
    abraço

  7. Dioser amaral /

    A gineteada é um compaso conforme o tranco se vai e se tiver tranco é melhor não ir……..

  8. Luciano Ties /

    Como faço para desafiar Conhaque Tropilha da floresta

    Ginete Gregório Zanela de Santa Rosa.

    Se deslocaremos até a Fazenda para desafiar o Conhaque.

    Abraços esperamos resposta no email destacado.

  9. Dioser amaral /

    Desafiar o cavalo conhaque é o sonho de todo o ginete mas escutei falar que reinaldo tinha aposentado o conhaque.

  10. q lindas genetiadas

  11. Cristian Sigales /

    Aluguel de Aporreados

    TROPILHA PÊLO DURO
    Piratini-RS
    contato:91249732
    Pêlo,basto e gurupa

    GRACIAS

  12. Douglas Daniel De Lucca /

    Tem que ter três bago pra guenta meio minuto no Aporreado Conhaque.

    Um forte abraço ao Sr. Renô Villagran; o Martin Fierro do RS.

  13. ginetear e um vocacao que o indio ja tras de berco

  14. os nego sao taura , tiro meu chapeu pra eles.

  15. Percebe-se, pelos comentários, o nível das pessoas que aqui escrevem tantas barbaridades. Claro que pessoas “xucras” que assassinam o português, acham que o animal é ser inferior.

  16. É de envergonhar com tanta boa ação para os senhores praticarem e ao invés disso estão é se aproveitando de animais indefesos que não escolheram estar participando de tanta brutalidade.
    A humanidade precisa de pessoas corajosas sim, mas coragem pra defender os animais e não espancá-los, coragem pra proteger uma criança e não molestá-las, coragem para serem homens de verdade… porque ser Homem é respeitar os direitos de todos os seres e isso inclui cavalos, bois, cães e todos mais que vocês exploram e maltratam. Uma covardia tenebrosa! Você são as escórias do mundo.

  17. Rogerio Dias /

    quem nao tem cultura nao tem alma,essa cultura que falo e do Rio grande veio,onde se essa pessoas criticam saber da historia das gineteadas e nao sair latindo palavras sem saber, eu dou mais valor pra um animal do que esses que se dizem defensores,e no mas nao e por causa de meia duzia de gatos pingado que se vai acabar uma cousa mas linda que e nossas gineteadas em aporreados um forte abç aos amantes da vida crioula.
    gostaria de receber informaçoes de revistas sobre gineteadas

  18. Gustavo Bastos /

    Eu so vou fazer um breve comentario,para as pessoas que olham os ginetes de uma forma diferente.os animais nao sao espancados de forma alguma,exemplo o rebenque que vai nas maos e feito de pano,o mesmo nao foi feito para machucar a sim para espantar se for tocado na cabeça do animal e desclassificado.Eu como,de fato todos ginetes e tropilheiros respeitamos muito os cavalos,pois sem eles nosso esporte nao existia.Ai tem pessoas leigas ao assunto que ficam falando bobagem.

  19. Luiz Cesar Branco /

    Em caráter informativo, aos leigos que mesmo desconhecendo o assunto fazem comentários infelizes. Gineteada é cultura regional! E Cultura não se discute, toda cultura tende a engrandecer um povo, uma geração!
    Na gineteada executada pelo gaúcho, o cavalo pula por maleva. Usa-se para gineteada cavalos bravos, que não se deixaram domar, o famoso redomão, sendo assim o cavalo pula para não deixar que nenhum homem o domine. Nos momentos que antecedem a montaria, o juiz avalia espora passa a mão nas rosetas para garantir que estas não cortem o animal. O mango nas mãos não são para acoitar o animal e sim para espantá-lo, fazendo com que o animal pule mais ainda, tornando-se então uma disputa de força entre o homem e o cavalo. Esta disputa de força não trata-se de desrespeito a este ser que completa do gaúcho.

  20. fabricio monteiro /

    Estou comesando na lida do campo.

    Ja monto em aporreados e tudo mais.

    costei das fotos e dos vedeos. um abrasso the.

  21. Ginetear,seria domar cavalo em pelo?Se for:isto sim é que é coragem ,não aqueles peões,cowtren,de baretos montande em selas rrrrrrrrr……

  22. Luis gustavo /

    Amigos ,
    Gostaria de saber qual tipo de montaria é mais difícil, a montaria em touros, o rodeio tradicional de barretos, ou as gineteadas gaúchas feitas em cavalo no qual seguram pela crina ??? Eo porque?

    Aguardo Resposta

    Obrigado

  23. catarinense tambem sao taura numa gineteada,e tambem ja desafiaram o conhaque,e a homenagem ao velho pantera q hoje falecido,leva o nome da cidade d lages sc como campea de rodeios .o zoio,joao maria,silvio de paula,julio gamborgi.indio ribeiro entre tantos outros!meu abraço a esses ginetes

    gracias

  24. essse e o melhor cavalo para ir para um rodeio.

  25. che esse matungo gostao de levar co o relho so so biko /

    PODE DEIXAR CHE NAO ESTAREMOS LA EM ERVAL ABRASÇO

  26. michelsilveira /

    buenas como vão vçs tudo bueno mechamo michel silveira sou ginete e moro em bagé (rs) só passei para deixar um abraço para esses gauchos

  27. Jose Antonio Q. de Aguiar /

    buenas gauderios deste pampa sulino,nos meus tempos o primeiro para ser ginete teria que em primeiro lugar montar em aporreados nao pelo premio mas sim por orgulho e valentia e muito importante ter saber o que teria pela frente, fui campeao em muitos rodeios no RS e SC. e fui no primeiro rodeio dos rodeios realizado em Esteio montei no aporreado de nome rasga diabo,depois no mormaco e ai por diante. mas infelismente ja nao existe mais respeito pela nossa tradicao .rodeios nao e mais para o gaucho mostrar o dia ha dia do gaucho nas lidas campeiras; infelismente virou comercio e e uma falta de responsabilidade do CTG e do MTG permitirem . vou dar um exemplo fui ao rodeio de osorio ha muitos anos atraz e o artista principal nao era um gaucho e sim chitaozinho e chororo, agora em barretos SP. tradicionalistas gauchos sao convidados para apresentar-se e levar nossa cultura ha outra regiao ? NAOOOOOOOOOOOOOO, entao gauderios nao entrem no alambrado pelo dinheiro que na verdade nao paga a conta do hospital ou do caichao e duro dizer assim mas e um grande risco se vc nao tem esperiencia e nao esta dia ha dia no lombo do cavalo nas lidas campeiras e outro motivo vc no sorteio tire um bom aporreado que poderia ser de um verdadeiro ginete que realmente vai mostras aos demais uma linda gineteada,mas no mais e isto que o patrao velho buenacho desde la dos pampas celestiais os protege para que possam levar os nossos costumes e cultura do RIO GRANDE DO SUL por este mundo afora, mas com muita honra de ser gaucho tradicionalista .e nao gauchos feito a facao. um forte quebra custelas para todos gauderios deste pampa gaucho.

  28. nunca vi geneteadas igual a essas um abraço

  29. tem que ter muita forca na perna para parar nesse cavalo.

  30. fabricio dos santos trindade /

    sou apaixonado por cavalo rodeo gineteada

  31. Maragato /

    Andreia! Escória do mundo são vcs… Acho bom vcs ai de cima ( do RS pra cima ) ficarem quietos por q a tradição de nossa querida República Rio Grandense jah mais vai ser esquecida. Enqto tiver aporriado sempre vai ter ginete em todo o Pampa Gaúcho…

  32. Sandra Padilha /

    SOU IRMÃ DO GINETE ARTUR PADILHA ,MAIS CONHECIDO COMO ( MENDIGO )PRA MIM ELE É UNS DOS MELHORES GINETES DO RIO GRANDE DO SUL.ELE É UM PIA UMIDE E QUERIDO POR ONDE ELE PASSA.HOJE ELE ESTA REPRESENTANDO O RIO GRANDE DO SUL NO RODEIO DE BARRETOS ,ELE VAI MONSTRAR COMO SE MONTA NO RIO GRANDE DO SUL.

  33. Lucas Borba /

    buenas gauchada sou ginete de herval e adoro a lida de campo

  34. tiago campos siames /

    buenas indiada macanuda. so de uma terra de indio taura no lombo do cavalo aporriado e de bons treinadores de redea ginetes como charles esquerdo ( falecido ), jose luis passoa,rodrigo ( resbalozo ),vagner esquerdo ( tatu ) e eu tiago campos (siames ) na minha opiniao acho o cavalo conhaque um cavalo apresentado mas nao dificil,na oportunidade de montar,montaria sem duvidas acho que ele faz justo a seu slogan que todo ginete tem o gosto de muntar o conhaque. hoje moro em santa catarina capital florianopolis onde quem achar um cavalo aporriado para montar ganha um fusca as opotunidades aparecem e eu nao desperdiço e fora isso cavalo de redea é zeca macedo forte ginete nas finais de freio de ouro e colecionador de titulos na modalidade redeas um abraço a todos que assim como eu sente prazer de subir um cavalo nao para se exibir mas sim para orgulhar a terra que ama e sua cultura nasci taura nunca maula e morrerei taura toquei no assunto exibir porque muitos monto so se tiver plateia eu momto até sozinho so para ver força do tutano mordo o beiço e ferro um abraço tiago rio grande rs

  35. Frederico /

    Essa andrea podia arrumar algo para fazer!

  36. Aprecio muito essa modalidade e como sempre digo “ginete pra ser ginete não basta uma sete dente;tem que haver em sua mente um grande e breve pensamento;que ali ali naquele momento é mais um taura que se forma e então naquela hora tem que esquecer os problemas e trabalhar as chilenas no suvaco do ventana e satisfazer sua gana de ganhar este rodeio”:Mas lembre-se companheiro que até a estrela da noite perde o brilho a luz do dia e que ganhando ou não o que vale é a alegria.Um grande abraço a todos que seguem essa nossa tradição.

  37. Amo de coracao o Tradicionalismo Gaucho.- O Mundo todo tem um poco de gaucho, Bravura e Ternura.- Atenciosamente- Gaucho Miguel.-

  38. Mas bah gauchada!
    Vcs nunca falam do interior. Rosário do Sul tbm tem ginete bom(Aderçon Correa,Lucas Martins,Cleber Correa).
    O tropilheiro Alceo Correa da Tropilha Correa tbm é daqui!
    Vamos valorizar as cidades pequenas tbm,valeu!

  39. ANA CLEIR /

    sou esposa do tropilheiro correa de rosário do sul e que tem os melhores aporreados da região telefone para contato 55-9997-9129.

  40. Ana Cleir /

    concordo com você vanessa rosário do sul tem grandes ginetes e uma bela tropilha de aporreados de alceu correa.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>